sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Be Healthy, Be Happy #2 - Dicas para perder peso

Olá a todas,

Hoje vou dar continuidade a um dos vossos temas preferidos - Saúde, alimentação e perda de peso. Em particular, algumas dicas muito fáceis e eficazes para perder alguns quilinhos. Querem saber do que estou a falar?



Todas nós temos aquela amiga que come por três e que tem as medidas ideais e a outra amiga que "só por respirar" já engorda cinco quilos. Certo? É claro que estou a abusar na hipérbole mas não deixa de ser verdade. 
Cada uma de nós tem um metabolismo diferente que trabalha e processa os alimentos de forma distinta. Ainda assim, existem algumas regras gerais que são fundamentais para perder dois ou três quilinhos a mais.



Dicas para perder peso

  • Bebe 1,5L de água por dia. Todas nós sabemos que o devemos fazer. Mas, sinceramente, qual de vocês é que bebe pelo menos esta quantidade de água diariamente? O nosso corpo é constituido maioritariamente por água e é necessário que esta seja reposta todos os dias para nos mantermos bem hidratadas. Devem beber água mesmo antes de terem sede. Uma vez que quando sentem sede esse é um sinal de que o organismo já está em rotura.
Dica: Enche uma garrafa de 1,5L de água. Depois, com um marcador, aponta as horas a que deves beber água ao longo do dia. Assim, vais beber pouca água de cada vez e irás conseguir beber a quantidade certa sem dares por isso.


  • Ter fome é diferente de ter vontade de comer. É muito importante aprender a distinguir estas duas realidades. Ter fome dá secura na boca e até alguns barulhos menos felizes por parte do nosso estômago. Ter vontade de comer são os desejos que nos fazem, literalmente, salivar. Em todo o caso, sempre que achares que te apetece comer algo, bebe primeiro um copo de água. Na maior parte dos casos o nosso cérebro confunde a necessidade de ingerir líquidos com a de comida. Por isso, bebe primeiro a água e espera um pouco. Se ainda assim a fome persistir então podes comer alguma coisa (saudável).
  • Leva sempre um lanche de casa. Se sabes que vais estar muitas horas fora de casa, é sempre muito importante levares contigo uma opção saudável para o lanche. Se não tiveres nada contigo, o mais provável é ficares com fome e acabares por comer um doce ou algo calórico. Por isso, tenta ter sempre na mala uma peça de fruta, uma barra de cereais ou um iogurte liquido e uma saqueta de bolachas Maria (de três unidades).
  • Come muitas vezes em pequenas doses. Muitas são as pessoas que acham que para perder peso devem passar fome e isso é completamente errado. Saltar refeições é e está absolutamente proibido. Quando não fazes uma refeição não estás a perder peso. Aliás, no pior dos cenários, estás até a engordar. Por exemplo, se não lanchares, quando fores jantar vais comer o dobro daquilo que comerias se tivesses feito tudo direitinho.
  • Todas as oportunidades são boas para fazer exercício físico. É normal que nem todas as pessoas tenham tempo e/ou dinheiro para ir ao ginásio fazer exercício físico ou até mesmo para uma corrida ao final da tarde. No entanto, existem opções muito simples que ajudam a afugentar o sedentarismo. Como por exemplo, estacionar o carro mais longe e ir a pé até ao local pretendido e ir pelas escadas e ignorar o elevador. Sejam criativas. Estes são alguns pequenos gestos que podem fazer a diferença na equação.
  • Dorme bem. Esta é a dica que estão a gostar mais, certo? Noites mal dormidas podem induzir ao aumento de peso. Por isso é muito importante dormir, pelo menos, entre sete a oito horas por noite. Corpo são e mente sã.




Estas são as cinco dicas de hoje para que consigam manter o vosso peso ideal e também para perder um ou outro quilinho. Confessem lá, tudo coisas muito simples e que não dão trabalho nenhum, não é verdade?
Gostavam de algumas dicas mais aprofundadas sobre este tema? :)

7 comentários:

  1. Adorei as dicas muito fáceis de seguir, consigo respeitar todas as dicas mas quanto ao dormir bem já é mais complicado.

    ResponderEliminar
  2. Faço parte daquelas pessoas qua até come bem, mas não engorda muito! Sou sortuda! Até porque como varias vezes ao longo do dia e em porções pequenas! Bebo bastante chá, que me ajuda a eliminar o que não me faz lá muito bem! :D Já exercicio físico é por onde peco mais, pois ando com muito preguiça! lool Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Olaa mais uma vez adorei o teu post relacionado com a perda de peso, tambem "sofro" de rápida alteração de peso.

    Por norma por dia bebo sempre muita agua e tambem opto muito por chá cavalinha, para a retenção de liquidos.

    Adoro fazer exercicio físico mas ultimamente o tempo não ajuda muito para caminhar a minha horinha habitual, opto por fazer em casa, os aganchamentos, dica tu ;) e abdominais.

    Beijinho Sara*

    ResponderEliminar
  4. Eu cumpro tudo o que aí está ! A única coisa que já me aconteceu foi emagrecer em excesso, tenho mais dificuldade e engordar do que a emagrecer! Fazes muito bem a dar estas dicas :)

    ResponderEliminar
  5. Olá :)

    Sou super disciplinada. Não bebo um litro e meio de agua por dia mas bebo em dois dias, mais os liquidos do pequeno almoço, almoço e jantar, que bebo ice-tea ou compal :)

    Para o work levo lanche e sempre coisas pouco calóricas. Faço refeições mais pequenas e mais vezes ao dia. Gosto de fazer desporto mas é de "luas" por fim o que me "mata" são os doces, sou tão gulosaaaaaaa :P

    Beijinhos, gostei imenso *

    ResponderEliminar
  6. É um artigo interessante, e para quem quer se aventurar a perder algum peso é uma excelente forma de começar, muito saudável.. eu não bebo quase agua nenhuma e sei a importância que ela tem e a falta que o meu corpo sente dela, mas quando bebo muita agua num dia vou ficando inchada.. e isso aborrece-me.. eu sou magra não preciso de perder peso, mas preciso de me manter em forma.. :(

    Beijinho.. Boa continuação..

    ResponderEliminar

Não te esqueças de deixar o teu comentário. Todas as opiniões são muito importantes para mim. Obrigada :)