sexta-feira, 11 de abril de 2014

Be Healthy, Be Happy #3 - Detox

Olá meninas,

Hoje venho falar-vos de um assunto que está muito na moda e que é super delicioso e saudável - os sumos detox. Neste primeiro artigo optei por vos explicar apenas em que é que consistem estes sumos e os seus princípios básicos. Estou também a pensar em fazer mais um artigo para partilhar convosco algumas receitinhas que eu criei e que considero muito boas. O que acham?


O que são os sumos detox?
Os sumos detox são uma espécie de batidos onde está concentrada uma dose significativa de frutas, legumes e verduras. O principal objectivo deste tipo de sumos é ajudar a desintoxicar o nosso organismo.
Podem optar por fazer estes sumos em casa ou por comprarem nos supermercados e assim. O que vos aconselho é que façam os vossos próprios sumos em casa. Desta forma vão conseguir que estes sejam muito mais naturais, saudáveis e saborosos.

O motivo pelo qual comecei a beber sumos detox
Há cerca de uma semana resolvi experimentar este tipo de sumos. Sinceramente não estava muito confiante e tinha medo de que o sabor fosse HORRÍVEL. Mas a verdade é que comecei e me viciei. Estes sumos têm sabores MUITO BONS e são MUITO SAUDÁVEIS.
O principal motivo pelo qual comecei a beber os sumos detox é porque eu sou muito "preguiçosa" e não como as doses diárias recomendadas de fruta, legumes e vegetais. Ou melhor, de fruta até vou comendo mas o resto fica muito aquém do desejado. Por isso, estes suminhos são um milagre e passou a ser um verdadeiro PRAZER para mim consumir estes alimentos.
É muito importante salientar que não comecei a beber estes sumos para EMAGRECER e que ninguém o deve fazer baseando-se nesse principio. É claro que estes sumos são saudáveis mas se continuarem a comer sem regras e a não praticar exercício físico não são estes sumos por si só que vão fazer o dito MILAGRE do EMAGRECIMENTO. No entanto, se estiverem a pensar em começar uma DIETA acho que é uma óptima sugestão para a complementar. Devem é ter em atenção que já estão a ingerir uma quantidade considerável de frutas, legumes e verduras.

Princípios básicos dos sumos detox
Se fizerem uma pesquisa básica e rápida na Internet vão encontrar imensas receitas de sumos detox. No entanto, ninguém é obrigado a seguir essas receitas. Eu, por exemplo, utilizei-as só para me inspirar e para ter uma noção de que alimentos é que combinam melhor uns com os outros. No entanto, existem alguns princípios básicos para que façam correctamente os vossos sumos detox.
  • Frutas (até dois tipos) - A fruta é a principal responsável pelo sabor agradável e doce deste sumo. Por isso, recomendo que utilizem sempre frutas bem docinhas e maduras. É ainda importante referir que estes sumos NÃO LEVAM AÇÚCAR ADICIONAL;
  • Folhas verdes (até dois tipos) - As folhas verdes são ricas em ferro. Podem optar, por exemplo, por salsa, rúcula, couves ou agriões. Aconselho ainda que acrescentem também um alimento rico em vitamina C para potencializar a absorção do ferro. Eu normalmente utilizo limão ou laranja. Podem também utilizar limas;
  • Raízes (um tipo) - A beterraba e a cenoura são excelentes opções e são muito saborosas. Além disso são ricas em vitaminas C e E e têm propriedades antioxidantes;
  • Legumes (até dois tipos) - O que mais utilizo é mesmo o pepino que é excelente para dar cremosidade e volume ao sumo. Podem também optar, por exemplo, por abóbora;
  • Sementes - A semente que tenho utilizado é a de linhaça. Podem também por optar por sementes de papoila, sésamo ou chia. As principais vantagens destas sementes são que ajudam a que nos sintamos saciadas mais rápidos e ajudam também a regular o trânsito intestinal.
Normalmente também adiciono um copo ou mais de água. Depende muito dos alimentos que escolher para o meu detox.

Quanto tomar o sumo detox?
Eu bebo sempre ao pequeno-almoço. Aliás, é esse o meu pequeno-almoço. E sim, fico bastante satisfeita. No entanto, penso que não há problema em beber noutra ocasião. Por exemplo, ao lanche.

Já alguém provou este tipo de sumos? Gostam? Se tiverem mais alguma dúvida deixem um comentário que eu vou tentar ajudar-vos :)

5 comentários:

  1. Há muito tempo, quase 1 ano, que consumo chia, por questões de saúde.. e linhaça como suplemento.. e adoro.. e sim sacia imenso.. com sumos nunca experimentei, essa nova moda detox, acho que toda a gente devia bebe-los, faz muito bem, por essa mesma razão, muita gente não ingere uma quantidade razoável de frutas e legumes diariamente.. mas devia.. (eu incluída)..

    ResponderEliminar
  2. Gostei do artigo, acho que era óptimo que fizesses um artigo com as receitas dos sumos que costumas beber! ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos truques. Começa a partilhar mais ideias de alimentação e exercícios.

    http://belezaeadicionais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda não exprimentei, mas também enquanto não precisar não tenciono fazêlo no entanto a imagem já por si faz dá um ar "alegre" ao sumo

    ResponderEliminar

Não te esqueças de deixar o teu comentário. Todas as opiniões são muito importantes para mim. Obrigada :)