quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como lavo os meus pincéis de maquilhagem?

Olá meninas,

Hoje venho responder-vos a uma das perguntas que mais me têm feitos nos últimos tempos - como é que eu lavo os meus pincéis de maquilhagem. Por isso, e sem mais demoras, vou partilhar com vocês todo o processo que, adianto já, é bastante simples. Vamos então a isso? ;)



Para quem gosta de maquilhagem, ter pincéis é essencial. Ainda mais essencial e importante é mante-los o mais limpos possíveis. Como devem compreender, os pincéis estão em contacto com diversos produtos e o acumular dos mesmos vai induzir à criação de bactérias. Assim sendo, é muito importante manter os nosso pincéis sempre bem limpinhos. O que eu recomendo é que lavem os vossos pincéis todas as semanas. Na pior das hipóteses, lavem os pincéis de 15 em 15 dias. Se a vossa pele for muito sensível, o melhor mesmo é não facilitarem e lavarem os pincéis todas as semanas, sem falta.

O que utilizo para lavar os meus pincéis de maquilhagem?
Eu sei que existem produtos específicos para lavar os pincéis. Mas sinceramente nunca me preocupei muito com isso. A única preocupação que tenho com o produto que utilizo para lavar os pincéis é que seja um produto que os vá deixar e conservar super macios. Assim sendo, recomendo shampoos como o Johnson's Baby ou os da Le Petir Marseillais. Podem também optar por lavá-los com o vosso gel de banho ou de mãos que até é a opção que mais utilizo.

(o que tenho utilizado mais)


Como lavo os meus pincéis de maquilhagem?


  1. Primeiro começo por lavar as cerdas do pincel com água fria. Devem ter em atenção que nunca devem utilizar água gelada e que a água apenas deve entrar em contacto com as cerdas do pincel;
  2. Depois coloco um pouco de produto na mão e faço movimentos circulares com o pincel para o limpar. Devem ter em atenção que os movimentos devem ser suaves e que devem fazer o mínimo de força possível de forma a não danificar o pincel. Sempre que necessário podem aplicar mais produto para uma limpeza mais eficaz. Normalmente os pincéis maiores precisam de mais produto para ficarem bem limpinhos;
  3. No final basta passar o pincel por água e espreme-lo ligeiramente junto à zona metálica para retirar o excesso de água. Mais uma vez devem ter em atenção que o devem fazer com pouca força para não danificar o pincel.
Depois coloco todos os pincéis em cima de uma toalha macia para que possam secar.  Desta forma, os pincéis conseguem secar bem sem comprometer a sua forma. Regra geral, costumo lavá-los ao Domingo à tarde para que estejam prontos a utilizar na segunda-feira.


(exemplo dos meus pincéis a secar)

Como é que sei que os meus pincéis ficaram bem lavados?
Normalmente diz-se que "o algodão não engana". Neste caso, a água é que não engana. Depois de lavarem o pincel, quando o estão a passar por água, se a água continuar transparente é porque o pincel está limpo. Se a sua cor se alterar é porque o pincel precisa de ser lavado, pelo menos, mais uma vez.

Com o passar do tempo esta tarefa passa a ser algo que fazem quase que em "piloto automático".
Acharam este artigo útil? Alguma de vocês lava os pincéis de outra forma ou tem um produto preferido com o qual os lava? Fico à espera da vossa opinião ;)

8 comentários:

  1. Para mim foi bastante útil, obrigada Sara ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu utilizo a mesma técnica, normalmente aplico o gel na palma da mão e depois faço os movimentos circulares e depois paço por agua até sair limpa, os de base e sombras, lavo sempre mais que uma vez, o de pó e o de blush ficam bons a primeira.. e depois deixo em cima de papel absorvente a secar até ao outro dia..

    beijinho e boa continuação.. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O papel absorvente, como o papel de cozinha, em contacto com o pincel absorve a sua humidade.. e se formos trocando o papel nos primeiros minutos, quando ficar a mancha de agua grande trocar vais ver que seca mais rápido... do género, basta trocar os pincéis de sentido... estão para a esquerda e nós viramos para a direita.. comigo funciona muito bem.. e quando escorre toda a agua gosto de os meter a beira de um móvel, (com os pelos para fora do móvel) para o ar circular e poderem ter uma secagem uniforme sem nenhum dos lados estar encostado a uma superfície.. experimenta..

      Eliminar
    2. Sim, hei de experimentar. Obrigada :)

      Eliminar
  3. Este artigo dá muito jeito mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente eu uso pouca maquilhagem, e uso mais esponjinhas que pinceis excepto na sombra óbvio..

    ResponderEliminar

Não te esqueças de deixar o teu comentário. Todas as opiniões são muito importantes para mim. Obrigada :)